top of page

Entre as "boas práticas" e a realidade: formação de professores na perspectiva do ensino c


*PALESTRA GRATUITA*

Neste encontro, discutiremos o constante dilema em que vivem os professores, entre as "boas práticas" difundidas em cursos de formação, principalmente no atual contexto de pandemia, e a realidade da sala de aula, permeada por suas particularidades e pelas dificuldades enfrentadas no cotidiano.

De uma perspectiva que entende o ensino com um trabalho igual a qualquer outro, e não como missão ou talento inato, apresentaremos algumas metodologias indiretas de coanálise do trabalho -- autoconfrontação, aloconfrontação e instrução ao sósia --, desenvolvidas no âmbito da Psicologia do Trabalho e da Clínica da Atividade. Tais metodologias pretendem que o trabalhador confronte seus planos para agir e seja crítico com relação a tais planos, transformando-os por meio do aperfeiçoamento de estratégias de intervenção sobre as situações de trabalho.

Por fim, compartilharemos a experiências de aplicação prática dessas metodologias de coanálise do trabalho na formação de professores do Circolo Italiano.

Qual a diferença entre um cronograma, um índice do livro e um plano de aula?

Nessa live nós vamos conversar também sobre o plano de aula para além da obrigação burocrática e descobrir sua importância para a formação continuada do professor.

Você também vai aprender a fazer o seu próprio plano com diversos modelos e suas principais aplicações.

Sobre as palestrantes:

Luciana Baraldi é professora de italiano, bacharel e licenciada em Letras Português/Italiano pela USP, pós-graduada em Ensino de Geografia pela PUC-SP, mestra em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP, onde atualmente desenvolve seus estudos de doutoramento.

Leila Satin é professora de italiano no Circolo Italiano di San Paolo, bacharel e licenciada em Letras Português/Italiano pela USP, mestra em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP, onde se especializou em formação de professores.

Dia 17 de Julho às 17h. Transmissão pelo Facebook do Circolo Italiano. Clique aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page