top of page

O GÊNIO BERNINI. O escultor e arquiteto que é o maior nome do barroco italiano


O escultor e arquiteto Gian Lorenzo Bernini, nasceu em Nápoles em 1589, filho do escultor Pietro Bernini. Mas é em Roma que encontram-se as suas obras mais importantes. Apesar de uma vida desregrada e com inúmeros problemas, devido ao seu comportamento polêmico e pouco ortodoxo, Bernini serviu a oito papas ao longo de sua carreira.


Um de seus maiores admiradores foi o Papa Urbano VIII, que em 1624 lhe encomendou uma de suas obras mais famosas, o baldaquino da Basílica de São Pedro. As quatro colunas retorcidas estão sobre o túmulo de São Pedro, no centro da nave principal. Na basílica existem outros diversos trabalhos de Bernini, entre eles a impressionante colunata da Praça de São Pedro, construídas em 1656. A imponente Fontana dei Quattro Fiumi, na famosa Piazza Navona, também é de sua autoria, assim como a Fontana del Tritone, na Piazza Barberini.


Outra importante obra é a incrível escultura “Êxtase de Santa Teresa”, na Igreja Santa Maria della Vittoria. E na Galeria Borghese encontramos a maior concentração das esculturas de Bernini. Todas elas ressaltam a noção de movimento e a intensidade das expressões, que tornaram Bernini o maior nome do Barroco Italiano. Em “Apolo e Dafne”, Bernini mostra Dafne se transformando em árvore no instante em que Apolo a alcança. Outra passagem da mitologia greco-romana o inspirou em “O Rapto de Proserpina”, onde consegue dar um efeito impressionante ao retratar as mãos de Plutão no corpo da mulher, como se fosse pele de verdade.



Diferente de muitos escultores, inclusive Michelangelo, que sempre retrataram Davi antes ou depois da batalha, Bernini esculpiu o momento exato em que o herói se prepara para atirar a pedra. Seu lábio inferior tenso, movimento do corpo e expressão facial são exemplos da genialidade de Bernini. Morreu em Roma, em 28 de Novembro de 1680, aos 81 anos de idade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page