top of page

La Bottega del Circolo: “DI COSA RIDONO GLI ITALIANI? Do que riem os italianos?”


La Bottega del Circolo apresenta:

Sábado, dia 01 de agosto, 17h, evento gratuito e online:

“DI COSA RIDONO GLI ITALIANI? Do que riem os italianos?” - com Denise Favaro, Janaína de Oliveira e Maria Eugenia Savietto

Neste encontro abordaremos o tema dos estereótipos sobre os italianos, discutiremos alguns temas que causam o riso na Itália e outros temas comuns à nossa cultura que, de alguma forma, nos aproximam, como descendentes ou como admiradores, estudiosos ou como seres humanos, pois, em quase toda cultura, são objetos do riso. Nesse sentido, discutiremos o humor por meio de temas que fazem parte da natureza humana, de fatos quotidianos, relações interpessoais e "choques" interculturais, levando os participantes ao questionamento: afinal, será que os italianos riem como os brasileiros?

Denise Maria Margonari Favaro é graduada em Letras, habilitações em Inglês/Português e Italiano, pela UNESP/Araraquara e em Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho. É mestre e doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, onde desenvolveu dissertação e tese sobre o humor e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Inglesa, destacando a importância do caráter lúdico e criativo da educação. É Professor Assistente Doutor na UNESP/Araraquara, Departamento de Educação, atuando nas disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Estrangeira: Inglês e Alemão e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I e II.

Janaína Tunussi de Oliveira é Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Campinas, licenciada em Letras Português/Italiano pela Unesp - São José do Rio Preto, Licenciada em Pedagogia pela Unimes, pós-graduada em Educação Especial pela Unesp e em Coordenação Pedagógica pela UFSCar, mestra em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP com dissertação em humor e estereótipos no ensino de língua e, atualmente, doutoranda em Educação pela USP.

Maria Eugenia Savietto é Professora titular de Língua e Cultura Italianas do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” e trabalha com a formação de professores de italiano nas cidades de Jundiaí e Jarinu. Possui graduação em Bacharelado em Letras e Licenciatura em Italiano e Português pela Universidade de São Paulo, graduação em Pedagogia para Licenciados pela Universidade Nove de Julho, especialização em Didática do Italiano Língua Estrangeira pela Universidade para estrangeiros de Perugia, Itália. Mestra em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo com dissertação sobre o humor como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem da língua e cultura italianas e, atualmente, doutoranda em Letras da área de Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page