top of page

La Bottega del Circolo: Cucina Povera


La Bottega Del Circolo apresenta:

Sábado, dia 30 de Maio, 17h, evento gratuito e online:

“Cucina Povera“, com Prof. Andrea Chiavacci.

Cucina Povera, a Cozinha Pobre, é uma definição dada por autores de livros de gastronomia a partir dos anos ’60, em referência a um vasto conjunto de receitas e formas de cozinhar espalhadas em todas as regiões da Itália.

São receitas do povo da cidade mas sobretudo dos camponeses empobrecidos pelas guerras e caréstias.

É a expressão da arte de cozinhar que se mistura com outra arte bem conhecida: a de sobreviver.

Em tempos mais modernos chegou a ser definida como a "cozinha do arranjo", para aproveitar melhor os alimentos disponíveis em casa ou tentar tirar proveito da reciclagem de resíduos ou sobras do dia anterior.

“A necessidade faz a virtude”, também e sobretudo na cozinha, como um terreno privilegiado para experimentos e improvisações originais do último segundo. Existem receitas - e elas não são, de maneira alguma, poucas - que, apesar de agora serem consideradas verdadeiras pedras angulares da tradição gastronômica italiana, realmente têm suas origens em histórias longe de serem elitistas.

São pratos nascidos de necessidades virtuosas e extremamente simples: do desejo de aprimorar um certo tipo de ingrediente, enfrentar as dificuldades econômicas do passado ou reciclar as sobras da semana. E é justamente a partir dessas situações, em que a atenção às expectativas deu lugar às necessidades do momento, que a Cucina Povera começou a dar à luz receitas intrigantes com combinações excepcionais.

Vamos descobrir juntos algumas dessas receitas e quais origens nascem por trás de sua descoberta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page