top of page

Circolo Italiano promove curso sobre a História do Renascimento


O Circolo Italiano promoverá a partir de 08 de Agosto de 2019 um curso sobre a história de um dos períodos mais importantes da humanidade: o Renascimento.

Foi um movimento de ordem artística, cultural e científica que configurou a transição da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época, com o surgimento de grandes mestres da humanidade.

No ano em que é celebrado o aniversário de 500 anos da morte do gênio Leonardo da Vinci, o Circolo está programando uma série de eventos que destacarão esse período. No primeiro evento ocorrido em maio, o Profº Dirceu Villa nos trouxe a época àurea dos anos de Lorenzo di Medici em Firenze, tanto como importante mecenas para o Renascimento Italiano, mas também como desconhecido poeta.

O próximo evento consistirá em um curso modular ministrado pela Profª Dra. Fernanda Marinho, que apresentará os principais aspectos relativos ao Renascimento Italiano, adentrando no universo de grandes mestres desde Giotto até Michelangelo, suas obras, seus respectivos contextos culturais, assim como o legado deixado pelos gênios que marcaram essa época.

As aulas serão ministradas em português, mas com atenção àqueles que estudam a língua italiana, de modo a estimular a ampliação do vocabulário.

O curso será dividido em três módulos que acontecerão em um total de oito encontros:

Serão 8 aulas dividida em 3 módulos:

Módulo 1

Aula 1

A formação de uma arte nacional italiana: de Bizâncio à Florença - Giotto e o Trecento.

Aula 2

O apogeu da arte italiana: Escola Florentina do Desenho - Botticelli e o Quattrocento.

Módulo 2

Aula 3

Leonardo da Vinci entre Florença e Milão

Aula 4

Rafael Sanzio: da Divina Proporção à Graça

Aula 5

Michelangelo Buonarroti: a superação do antigo

Módulo 3

Aula 6

Giorgio Vasari e As Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos: o berço da historiografia artística do Ocidente.

Aula 7

Roma sob ataque: do Saque à Reforma - O Juízo Final, de Michelangelo.

Aula 8

Maneirismo e o Antirrenascimento: Pontormo, Parmigianino, Bronzino e o Cinquecento.

Todas as quintas-feiras das 19h às 20h30, a partir do dia 08 de Agosto.

Para inscrições e informações, entre em contato com a secretaria do curso de italiano através do telefone 3154-2903 ou por e-mail: curso@circoloitaliano.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page